segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Gratidão


Tudo começou com uma brincadeira. Iríamos apenas dar uma volta na praia. Coisa normal.
Fomos então eu, minha irmã e meu padrinho. Dar uma volta pela praia. Era fim de tarde, e no céu já despontavam aqueles tons de rosa e vermelho, que anunciam que o sol está ficando sonolento. Andávamos e o sol caminhava em direção a sua cama, aquele berço de água salgada.
O pôr-do-sol ao mar é uma cena linda, digna de telas e pincéis.
Íamos andando, e encontramos uma lagoa. Se atravessássemos ela dariamos em outra parte de terra, como se fosse um espelho no meio da areia, sendo que uma parte se misturava com o mar aberto. Ali não tinha ninguém. Só nós, e as criaturas que ali habitam.
Resolvemos atravessar aquele canal, sem nem mesmo conhecer o local. O ser humano, às vezes, ou até geralmente, é um pouco estúpido.
Nadamos e nadamos. Com os pés e braços em movimento, e a cabeça naquele ritmo de entra-sai da água, fomos atravessando pelo meio da lagoa, sem perceber que os nossos pés não tocariam mais o chão se deixássemos a cabeça fora d'água. Demorou para que notássemos isso. Demorou para notar que havia uma correnteza nos puxando em direção ao mar aberto.
Quando demos conta da situação, foi tarde demais. Pela física, compreendemos que a força maior sempre puxa na sua direção. E a força dos nossos impulsos, não se comparava à força da correnteza. O desespero não demorou para aparecer. Mas o tempo pareceu ficar cinquenta vezes mais devagar. Medo.
Apareceram três ou quatro homens na margem. Eles gritavam 'Nadem para o outro lado!'. Mas era inútil. A força se esgotava. E mesmo tendo acesso ao oxigênio, nossos pulmões pareciam ter perdido a capacidade de puxar ou ar, ou se recusavam a fazer isso. Respirávamos desespero. Por mais que o cérebro ordenasse desesperadamente que o corpo continuássem, os braços e pernas pareciam não querer mais obedecer. Os homens pareciam querer ajudar, mas sabiam eles que também não podiam contra a força da natureza. O medo nos invadia. Pressentimos o pior.

De repente, a luz no fim do túnel decide acender.
Foi com alívio que meus olhos avistaram aquele homem na outra margem. Ele atravessava a lagoa também, mas a sua experiência ou bom senso fez com que ele atravessasse na parte rasa. Ele levava dois colchões infláveis. Daqueles que usamos na piscina. Um rosa e um amarelo. Um contraste com aquele azul esverdeado e com um sol sonolento. O homem parecia com medo também, mas ele conseguiu nos alcançar os colchões, e os outros homens conseguiram nos empurrar para o raso. Meu coração se acalmou no instante que meus pés tocaram aquele terra fofa, e com alívio pensei 'Conseguimos'. Minha cabeça esvaziou-se, não pensava em nada. Demorei a perceber o que havia ocorrido.
Não cansamos de agradecer àqueles homens. Eles mereciam.

Depois de tudo isso, parei para refletir. Talvez muitos não acreditem, mas eu sim.
Na hora do desespero, só pensei em bater os pés, bater os braços, e enfiar ar para dentro dos pulmões. Com tristeza, admito que em nenhum momento pedi ajuda a Deus. Eu esqueci Deus. Mas ele não me esqueceu. Sei que foi ele que mandou aquelas duas bóias coloridas para nos ajudar. Foi ele que mandou aquelas pessoas. Ele acendeu a luz. Eu sei que foi. E agora, a gratidão transborda pelos meus olhos. Só tenho a agradecer. Eu o amo. Por isso e muito mais.

O sol dormiu então eu seu colchão azul e gelado. E a noite veio.
Também deitei. Mas não dormi logo. Eu sabia do que tinha acontecido de verdade.
Ninguém me contou dessa vez. Foi comigo. Eu vivi tudo. Eu senti tudo.

Fechei meus olhos, e cada centímetro do meu corpo estremeceu de conforto.
Meus pulmões eram capazes de puxar o ar de novo.

11 comentários:

  1. é a natureza nos pega peças se não soubermos oservá-la e respeitá-la!!! acredito sim q Deus enviou essas pessoas até vcs p salvá-los!! por isso, agradeça sempre a Ele, Ele nunca nos abandona!!

    adorei seu blog!!

    aguardo sua visita...

    abraços.

    ps: gostei tanto q estou te acompanhando.

    ResponderExcluir
  2. Noossa!!!
    que lindo, adorei seu texto.
    =D

    ResponderExcluir
  3. Deus não esquece daqueles que são bons, e tu soube pensar e escrever aqui sentimentos e agora sinto até orgulho de ter lido este texto, que bom que sente-se grata, aproveite este ar, é a Dádiva dele, e acho que agradecer a ele não vai fazer ele se achar não, apenas vai fazer ele entender que você é grata. ^^

    Beijos e abraços, como comentado acima também te acompanho... ^^

    ResponderExcluir
  4. A realidade se impõe e grita: Ele existe!
    Não foram anjos que vieram te salvar, foram dois homens, de carne e osso. É bom quando percebemos que a verdade está ali, estampada em tudo, bem na frente do nosso nariz, e não percebemos. Sei como é, nadar na contramão.

    Lindo.
    Um beeijo!

    ResponderExcluir
  5. Desculpa! mas, fiquei sem palavras pra comentar. Muito bom! Parabens! muito legal mesmo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. mais um texto da série:
    longo e gostoso
    XD~

    naum é nada disso q vc está pensando..
    éapenas um texto longo e gostoso d ler e acompanhar..

    gostei mto . ..
    e que vc siga as instruções do seu intuito...
    e por mais q sejam contra....ou q tudopareça contra....ligue o motor e dê uma turbinada auihsiuahsuia .. . .
    nao haverá limites para oa meta ou objetivo q seja

    parabens....como sempre...

    abraços e
    atualizei o
    www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

    tá convidadaç como sempre a ir lá

    ótima terça...

    ResponderExcluir
  7. Lindo, lindo.
    A gente sente o que é pra sentir, isso que conta no final. Parabéns como sempre. As emoções se refletem na hora de ler, acho até que refratam e multiplicam. Adorei.
    Acompanhando sempre.
    Beijos, Nath! :)

    ResponderExcluir
  8. Uau,deu p/ refletir..
    E realmente na hora do desperero não pensamos em Deus..
    infelizmente
    ;/

    ;*

    ResponderExcluir
  9. adorei o texto, e também o blog!
    da uma olhadinha no meu ;)
    http://meumundofunny.blgspot.com
    BJoo

    ResponderExcluir
  10. Gente, me afoga!
    que texto todo perfeito é esse!?
    More than words!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. LINDO! Deus é vida cara. Não tem como!
    Lindo como você contou essa história através de um texto. Parabéns! beijos :*

    ResponderExcluir