segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma questão de laranjas-lima e limões

Eu sempre depositei a culpa da minha irritabilidade, da minha grosseria e do meu mau humor no estresse e na pressão. Nestes últimos meses, principalmente. Eu me sentia cobrada, empurrada, puxada e pressionada por todos os lados. E eu, uma simples folha de papel, sentia-me amassada, rasgada e rabiscada. E foi assim, pura pressão.
Todas as pessoas, neste mundo moderno, sofrem pressões. Grandes ou pequenas, as pressões estressam, irritam e arrasam com o nosso organismo. E assim eu podia descontar minha frustração nos outros, principalmente naqueles que eu mais amo. Mas quer saber, e daí? Eu estava sendo pressionada. Precisava extravasar minha angústia. E, se estas pessoas me amam mesmo, deviam aceitar, não é mesmo? Então, eu usava aqueles que eu mais amo como minhas almofadas do sofá, e pulava sobre elas, aliviando a pressão que sobrecaía sobre a minha cabeça.
Mas, cortando minhas desculpas, eu descobri algo que me derrubou. Eu sou um limão.

Os limões, quando são espremidos, convertem-se em uma limonada. Esta, sem açúcar ou água, é azeda e nos faz fazer caretas quando a bebemos. O limão foi espremido, apertado e esmagado, ou seja, sofreu muita pressão. Assim, ele se transforma em uma bebida quase que intragável.
No entanto, as laranjas limas são diferentes. Quando as esprememos, apertamos ou amassamos, elas convertem-se em uma deliciosa bebida, doce e suave. E sim, elas sofreram pressão. Porém não se deixaram abalar por elas, mantendo ainda sua verdadeira essência.
Sabe, com esse exemplo dado por meu pai, eu percebi que o estresse a que estamos submetidos nos faz exalar o líquido do qual somos constituídos. O estresse nos aperta, nos amassa e faz com que transpassemos aquilo do que somos feitos. Mas cabe a nós decidir quem somos ou quem queremos ser.

Assim, eu quero ser uma laranja lima. Quero parar de provocar caretas naqueles que am, e quero transpirar suco de laranja, doce e gostoso. Assim, por mais que me espremam, quero provocar sorrisos. Se eu for uma laranja lima, até minhas lágrimas serão doces. Minha respiração adquirirá um odor agradável e minha voz encantará aqueles que a ouvirem.
E por mais que as pressões me apertem, quero exalar um líquido doce.
Quero sorrir sorrisos de laranja lima.

Um comentário:

  1. Nossa, que exemplo eficiente esse! Deveria ter lido seu texto há muito, mas muito mais tempo. E daí então eu teria me esforçado mais vezes para ser doce, mesmo quando pressionada. Confesso que por vezes também sou limão. Mas vou me lembrar das laranjas-lima da próxima vez.

    ResponderExcluir