terça-feira, 24 de agosto de 2010

Confie

Certa vez, dois homens iriam, individualmente, construir suas próprias casas e estavam procurando um local adequado para iniciarem a construção. Deus disse para eles construírem sobre uma rocha, para que a casa tivesse uma base bem fundamentada. Um dos homens seguiu esta instrução. O outro, porém, percebeu que construir sua casa sobre a areia seria mais fácil e o trabalho se daria com maior rapidez.
Então Deus mandou sobre os dois uma grande tempestade. Uma casa caiu, a outra permaneceu. E o homem que construiu sua casa sobre a areia chorou.

Viver com Deus traz uma felicidade plena e paz. No entanto, não é promessa de felicidade constante e de privação de sofrimento. Mas é promessa de cuidado, confiança e muito amor.
Deus mandou a tempestade sobre os dois homens. Sim, no que o seguiu sua instrução também. Mas o homem confiou.
E, assim, quando vem a tempestade, Ele segura minha mão. E a minha casa permanece.

domingo, 22 de agosto de 2010

19 anos.

21.08.2010
Só para registrar que ontem completei meus 19 anos de vida. Nem sempre paramos para pensar neste momento, que acaba se transformando numa simples data comemorativa. Mas minha mãe me disse hoje algo que me intrigou: 'Hoje é o primeiro dia do teu vigésimo ano!'.
É engraçado que não pensemos deste modo, pois ele faz muito mais sentido. Assim, eu não fiz 19, eu encerrei 19 anos. Lembrar esta data todos os anos é um processo, então, de comemorar por termos vivido mais um ano, sorriso mais um ano, chorado mais um ano. Por termos pulado, caído, levantado, amado, sofrido, rido, brincado, corrido, abraçado, sonhado. É uma data de agradecimento e de corte da fita que inaugura nosso próximo ano.
E que venha mais um ano, então, é o que dizemos. E cortamos a fita, em uma festa de fim e de começo.

Por Mari Jasinevicius

Eu estava me sentindo a milhas de distância, era o dia do aniversário dela, não tinha como ligar porque nem sabia que número discar. Eu queria tanto demonstrar para ela que sintia falta da presença dela do carinho que costumávamos ter uma pela outra. Eu estava morrendo de sono então, resolvi teclar algumas palavras... Mas tudo que posso dizer já foi algumas vezes falado, já existia todo aquele convencional discurso de aniversário, desejos de felicidades a pessoa, sucesso, saúde e paz. Mas faltava dizer para a N. que mais uma ano ela estava fazendo aniversário e com ele ela havia mudado, estava namorando, estudando nutrição e procurando ser feliz de alguma forma. Faltava dizer a ela que mesmo as milhas de distância serem fortes, nunca deixamos de lembrar de momentos especiais vividos, nunca deixamos de nos comunicar - mesmo com um contato parco - e que de alguma forma somos ligadas umas as outras. Não nego que a tristeza, de não poder correr até o portão da escola e te abraçar no meio da calçada e te desejar sweet 19, seja muito forte. Mas apenas idealizo essa imagem na cabeça e penso que esses seus 19 anos serão muito bem aproveitados aí na sua cidade, com suas novas melhores amigas, seu novo quarteto e seu namorado. A melhor parte de tudo isso é saber que estás feliz, vivendo do jeitinho meigo, facero e sorridente que sempre, e sempre você teve! E que posso pedir a Deus que te proteja e te ilumine mais e mais! EU TE AMO MUITO, FELIZ ANIVERSÁRIO!

Por: Mari Jasinevicius (20angel80devil.blogspot.com)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma questão de laranjas-lima e limões

Eu sempre depositei a culpa da minha irritabilidade, da minha grosseria e do meu mau humor no estresse e na pressão. Nestes últimos meses, principalmente. Eu me sentia cobrada, empurrada, puxada e pressionada por todos os lados. E eu, uma simples folha de papel, sentia-me amassada, rasgada e rabiscada. E foi assim, pura pressão.
Todas as pessoas, neste mundo moderno, sofrem pressões. Grandes ou pequenas, as pressões estressam, irritam e arrasam com o nosso organismo. E assim eu podia descontar minha frustração nos outros, principalmente naqueles que eu mais amo. Mas quer saber, e daí? Eu estava sendo pressionada. Precisava extravasar minha angústia. E, se estas pessoas me amam mesmo, deviam aceitar, não é mesmo? Então, eu usava aqueles que eu mais amo como minhas almofadas do sofá, e pulava sobre elas, aliviando a pressão que sobrecaía sobre a minha cabeça.
Mas, cortando minhas desculpas, eu descobri algo que me derrubou. Eu sou um limão.

Os limões, quando são espremidos, convertem-se em uma limonada. Esta, sem açúcar ou água, é azeda e nos faz fazer caretas quando a bebemos. O limão foi espremido, apertado e esmagado, ou seja, sofreu muita pressão. Assim, ele se transforma em uma bebida quase que intragável.
No entanto, as laranjas limas são diferentes. Quando as esprememos, apertamos ou amassamos, elas convertem-se em uma deliciosa bebida, doce e suave. E sim, elas sofreram pressão. Porém não se deixaram abalar por elas, mantendo ainda sua verdadeira essência.
Sabe, com esse exemplo dado por meu pai, eu percebi que o estresse a que estamos submetidos nos faz exalar o líquido do qual somos constituídos. O estresse nos aperta, nos amassa e faz com que transpassemos aquilo do que somos feitos. Mas cabe a nós decidir quem somos ou quem queremos ser.

Assim, eu quero ser uma laranja lima. Quero parar de provocar caretas naqueles que am, e quero transpirar suco de laranja, doce e gostoso. Assim, por mais que me espremam, quero provocar sorrisos. Se eu for uma laranja lima, até minhas lágrimas serão doces. Minha respiração adquirirá um odor agradável e minha voz encantará aqueles que a ouvirem.
E por mais que as pressões me apertem, quero exalar um líquido doce.
Quero sorrir sorrisos de laranja lima.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Atletismo

Seria estúpido da minha parte não perceber como tu já mudaste, assim como é injusto eu pedir que tu mudes mais. Eu vejo como tu tens melhorado e crescido, fazendo com que o nosso relacionamento amadureça cada vez mais. E, apesar de eu me mostrar irredutível, quero mudar também. Eu realmente quero fazer o possível para que possamos construir uma vida inteira junta, porque eu sei que foi Deus que te colocou na minha vida. Então, aceito o trato. Aceito tua ajuda e me proponho a te ajudar sempre, para que possamos construir nossa relação com base em amor, companheirismo e, também, paciência.
Eu sei que algumas de nossas opiniões não se encaixam com perfeição. Mas que graça tem aquele quebra-cabeça cujas peças se encaixam fácil e perfeitamente? Aqueles quebra-cabeças enormes e que realmente "quebram" nossas cabeças são os mais belos e satisfatórios. E, assim, aceito trabalhar contigo para que o nosso quebra-cabeça se encaixe da melhor maneira possível, embelezando ainda mais a nossa união, que já é linda.
Fico feliz em perceber que a tua linha de chegada é a mesma que a minha. E, apesar de querermos alcançá-la em ritmos diferentes, seguimos na mesma direção. Segure, então, minha mão para que possamos chegar juntos lá. Seja correndo, seja rastejando, quero alcançar esta linha contigo.